quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Nilson Pimenta e Valques Rodrigues juntos em nova exposição do MAMT

Da Assessoria


“Tal pai, tal filho: Arte em Gerações” dá nome a nova exposição de Nilson Pimenta e seu filho Valques Rodrigues, que estreia neste sábado (12), a partir das 17h no Museu de Arte de Mato Grosso



Muitos elementos, muitos detalhes. Nas telas de Nilson Pimenta, o cotidiano do campo, seus personagens e tradições são esmiuçados ricamente e o resultado são dezenas de universos que coexistem em uma única tela. A obra e a trajetória artística inspiraram também seu primogênito, Valques Rodrigues que acompanha o premiado autor de arte naif, em nova mostra.


Na exposição “Tal pai, tal filho: Arte em Gerações”, que abre no sábado (12), às 17 horas, no Museu de Arte de Mato Grosso, ambos apresentam ao público, obras que retratam cenários populares. Cada uma das telas que integram a mostra é habitada por uma infinidade de pessoas que se o espectador parar para enumerar, ao certo vai perder a conta.

Crítico de arte, dos mais tarimbados, José Serafim Bertoloto, aponta que “a maturidade fez dele um mestre da sabedoria dos detalhes, que assumem a saturação da tela com formas densas e cores que se aventuram por novas tonalidades”.

Baiano nascido em Caravelas, Nilson Pimenta é um mestre da explosão de cores. Aos seis anos, mudou-se para Mato Grosso, percorrendo durante quinze anos, diversas cidades da região leste do Estado, onde trabalhou como lavrador. É daí, que delineou a fonte de suas obras. Desenhista e pintor autodidata, começou a pintar em 1979 e desde 1982 é orientador do Ateliê Livre de do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso.

Atualmente, é considerado um dos mais importantes ou, o mais importante e atuante pintor brasileiro na arte naïf, premiado diversas vezes em salões nacionais e internacionais, além de ter integrado mais de uma centena de exposições coletivas e individuais, nos mais importantes museus e galerias do Brasil e do exterior.

A diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso, Viviene Lozi, aponta a intimidade do artista com o interior do Brasil. “ Sinto alegria no seu jeito próprio de captar as cores e a alma mato-grossense, que joga luz sobre uma produção ligada com o Brasil profundo que desenvolve formas próprias de significar o mundo que opera em um tempo específico, marcados por processos de atividades cotidianas e ritualização que reúne saberes e riquezas ao se impregnar das coisas do mundo que estão dispersas pela coletividade em sua prática”, descreve.

Para ela, conceitualmente, agrega ainda mais, a companhia do filho Valques. “Ele começou a pintar aos 6 anos de idade por influência de Nilson e nesta exposição apresenta obras de acervo de colecionadores e de obras recentes que abordam a mesma temática”.

Segundo Viviene, responsável pela curadoria, a mostra reúne obras produzidas entre os anos de 2012 e 2015. “O erotismo e a sensualidade da série das “peladas” denota irreverência. Elas surgem na floresta, tem miss sem-terra e as mulheres constituindo uma paisagem erótica sendo a maioria em papel sobre acrílico. A imersão da figura humana na paisagem é inconfundível e deixa sua marca no grafismo que faz que com que a cor forme uma trama luminosa que predomina azuis, verdes, e marrons. Nessa mostra, Nilson apresenta as temáticas pantanal, derrubada, colheita, festas tradicionais e casamentos. Encontramos em muitas obras um clima surreal, baseados em sonhos que misturam animais da floresta com homens e mulheres de forma harmoniosa em encenações dramáticas”, explica.

Para ter acesso ao catálogo online da mostra clique aqui.


Serviço:
Abertura “Tal Pai, Tal Filho - Arte em Gerações”, Nilson Pimenta e Valques Rodrigues
Abertura: 12/12 às 17h
Período: 12/12/2015 a 14/02/2016
Visitação: Terça a domingo das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Tel.: (65)3025-3221
E-mail: museudeartemt@gmail.com
Facebook: Museu de Arte MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário