História

 


Fachada da antiga Residência dos Governadores que atualmente abriga o Museu de Arte de Mato Grosso.

A antiga Residência dos Governadores foi tombada pelo Estado através da portaria nº 53/83, publicada no Diário Oficial do Estado em 9 de janeiro de 1984. Encontra-se situada na área de entorno do Centro Histórico de Cuiabá sob tombamento federal.
 
O projeto, elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, obedeceu ao estilo usado no Rio de Janeiro na década de 30, neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados ao México pelos Estados Unidos, muito difundido em filmes de faroeste.
 
A Residência foi a primeira em Cuiabá a ter fogão a gás, adega e piscina, o que não estava previsto no projeto original, conforme o engenheiro Cássio Veiga de Sá.
 
A obra foi solenemente entregue no dia 16 de janeiro de 1940. Em 6 de agosto do ano seguinte Getúlio Vargas nela ficou hospedado, sendo o primeiro presidente da República a visitar Mato Grosso.
 
Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. O primeiro governador a morar na Casa foi Júlio Müller, no período de janeiro de 1940 a novembro de 1945. Por coincidência, o último morador tem o mesmo nome: Júlio Campos. Esse ficou de março de 1983 a abril de 1986.
 
 Em 12 de maio de 1986 foi criado e inaugurado o “Museu da Residência dos Governadores” e o seu acervo foi transferido para o Museu Histórico de Mato Grosso.
 
Por um curto período, a Residência abrigou em 1987 a Secretaria de Estado de Cultura, a sede do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso até 2003, transformando-se em um confortável espaço cultural para a sociedade, contando com ateliê, salas de exposições e praça de eventos.
 
Em 22 de setembro de 2004, a Lei nº 8.235 transferiu a edificação para a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – MT Fomento.
 
A Secretaria de Estado de Cultura, em 2 abril de 2014, instalou o Museu de Arte – Pinacoteca de Mato Grosso – criado pelo decreto nº 1.327 de 13 de maio de 2008, com o propósito de guardar, preservar e expor o acervo de artes visuais, composto por obras de autores regionais, nacionais e internacionais.

Na Residência, considerada um espaço importante para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico, arquitetônico e de memória que deve ser preservado, atualmente funciona o Museu de Arte de Mato Grosso, sob contrato de gestão entre a Associação Casa de Guimarães e a Secretaria de Estado de Cultura.

O Museu de Arte de Mato Grosso tem seu horário de funcionamento de terça-feira a sábado das 9h às 17h. Agendamento para grupos com mais de 15 pessoas deve ser feito através do telefone
(65) 3026-3221.


casadeguimaraes.org.br
museudeartemt.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário