sexta-feira, 17 de abril de 2015

Personagens folclóricos viram esculturas bem-humoradas em exposição do Museu de Arte de MT




Personalidades mato-grossenses que de tão irreverentes e relevantes no contexto social já habitam seu folclore, são temas da nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso. Pelas mãos de Alair Fogaça, as esculturas ganham tons bem-humorados, com detalhes acentuados por um exagero singelo. As 23 obras da artista podem ser apreciadas na exposição Expressão Cuiabana, a partir do dia 23 de abril, às 9 horas.


Até o dia 1º de junho, o público cuiabano pode conferir a reprodução de personagens diverso retratados através das curvas da argila que imprimem o olhar e as memórias da artista. De Jejé a Maria Taquara, passando por dançarinas de siriri e a televisiva Comadre Pitu, o cotidiano da cidade ganha visualidade por meio da escultura. O catálogo pode ser acessado virtualmente através clicando aqui.

O Museu de Arte é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães. Fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

A ARTISTA

Alair Xavier é mato-grossense, nascida em Acorizal e atualmente moradora da cidade de Cuiabá, onde desenvolve suas pesquisas sobre escultura em argila há mais de 10 anos.

Alair suas atividades como artista plástica por volta dos 33, por conta do marido, o escultor Fred Fogaça e uma amiga. Autodidata, Alair Fogaça se aperfeiçoou ao longo do tempo tendo como inspiração para suas obras o seu próprio cotidiano.

A artista já realizou diversas exposições na capital mato-grossense e região, entre elas “Brava Gente” (Cuiabá, 2007); “Gente da Terra” (Cuiabá, 2008 / Santo Antônio do Leverger, 2008 / Cáceres, 2008 / São José do Rio Claro, 2009); “Formas e Expressões” (Cuiabá, 2009). Em 2008 viajou para Recife - PE a fim de expor obras que representavam os mestres do Brasil. Além disso, participou de uma exposição coletiva do Salão Acuba (Cuiabá, 2007); expôs na 44a Expoagro (Cuiabá, 2008); na 15a Festa do Pantanal (Cuiabá, 2008); na Feira “Mãos de Minas” (Belo Horizonte, 2009); e na Conferência Mundial Katoomba (Cuiabá, 2009).



Serviço:
Exposição Expressão Cuiabana
Museu de Arte de Mato Grosso
Período: 23/04 a 01/06/2015
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Tel.: (65) 3025-3221​
Facebook: Museu de Arte MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário